7.6.10
Case ou patine no City Hall de Toronto, ou faça os dois
Em Toronto, tudo que é protesto, festa, agito acontece ou no belíssimo parque na frente da Legislative Assembly of Ontario, o Queen’s Park, ou no quarteirão da Yonge-Dundas Square ou na frente da prefeitura, o City Hall, no espaço chamado Nathan Phillips Square. Ah, o pessoal também adora interditar avenidas e auto-estradas.
Eu adoro o pedaço do City Hall. No coração da muvuca, a passos do Yonge-Dundas Square (Times Square de canadense), do shopping Eaton Centre e das lojas descoladas da Queen Street West ficam os prédios da antiga prefeitura, construída entre 1889 a 1899, que foi substituída pela atual, logo ao lado, a quarta instalação da prefeitura na cidade. Inaugurada em 1965, deu o que falar por seu estilo arquitetônico controverso, com suas duas torres de alturas desiguais e de formato curvo, estendendo-se ao redor da rotunda onde funciona a Câmara Municipal, mais estranha que os predinhos tortos, com cara de caixa d’água ou disco voador, se me perguntarem...
É gostoso passear por lá, fazendo nada no verão, só tirando foto do maravilhoso contraponto do novo e do velho, do contemporâneo e da herança histórica. No inverno, então, nem te conto! A pista de patinação lota, e fica tudo coberto de branco; a neve caindo, o som rolando, uns dando show na pista, outros se espatifando, a neve branquinha virando lama, mas ninguém se importa; o negócio é mexer o corpo e tomar chocolate quente depois, no Starbucks mais próximo.
Em Toronto, pode-se casar no cartório civil que fica dentro da prefeitura, então, é normal ver noivas de véu, grinalda e noivo em punho, em pose para a prosperidade, tendo como pano de fundo o maciço castelo de estilo vitoriano da ex-prefeitura. Dá uma bela de uma foto.
Dias atrás, a prefeitura reabriu o jardim suspenso que fica no topo da atual City Hall. Ótima sacada. Não que o jardim seja lá essas coisas, mas dá acesso a uma visão mais ampla dessa parte da cidade. Dá-lhe turista tirando foto e já estou imaginando as noivas subindo a rampa. Clic, clic, clic…
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário