20.5.10

BELL LIGHTBOX EM TORONTO

Depois de dez anos entre projeto e construção, finalmente, o Bell Lightbox, lar permanente do TIFF (Toronto International Film Festival), será inaugurado, dia 12 de setembro próximo, coincidindo com a abertura do festival.

O ambicioso projeto, assinado pela ilustre empresa de arquitetura Kuwabara Payne McKenna Blumberg (KPMB), promete concorrer, mano a mano, com outras construções estilosas da cidade, como o Royal Ontario Museum (ROM) e a Art Gallery of Ontario (AGO).

Prédio do Bell Lightbox, ainda em construção. Foto: Grant Te Brugge para o TIFF

Foram gastos milhões na controversa obra, que parecia nunca ter fim. Só o terreno que ocupa, nas esquinas das ruas King e John, no coração do centro financeiro de Toronto, vale mais de 22 milhões de dólares e foi doado pela família de cineastas Reitman (um deles, Jason Reitman, dirigiu a comédia dramática indie Juno). O prédio, óbvio pelo nome, lembra uma imensa caixa flutuante de 45 mil metros quadrados e cinco andares. Dentro dele, cinco cinemas, com capacidade total de 1.300 lugares, projetados para parecerem uma caixa dentro da outra.

Também vai abrigar um atrio de três andares onde funcionarão, durante todo o ano, duas galerias, estúdios e centros de aprendizagem para estudantes e artistas, escritórios para o pessoal do TIFF, mais um bistrô, um restaurante e um lounge.

O filme Cidadão Kane, dirigido por Orson Welles, na lista do TIFF dos 100 melhores filmes do mundo. Foto: The Kane Image

Além do badaladésimo festival de cinema, entre 09 a 19 de setembro, mais duas atrações foram anunciadas para 2010: o Essential 100, uma compilação dos 100 melhores filmes do mundo, feita por curadores do TIFF e experts de cinema, e a não menos badalada exposição Tim Burton (ficou no MoMa de Nova York de novembro a abril), sobre a vida do maluco e genial cineasta do recente Alice no País das Maravilhas, A Fantástica Fábrica de Chocolates, Batman e Edward Mãos de Tesoura (que marca o início da parceria entre o diretor e o gato Johnny Depp). Espero que ele venha para prestigiar a exposição. Eu estarei lá!).


Johnny Depp, como Charlie, na Fantástica Fábrica de Chocolates. Foto: Cortesia da Warner Bros. Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário