31.5.10

Festival de artes Luminato em Toronto

Antes de vir para o Canadá, eu achava que só urso polar, daqueles de desenho infantil e zoológico, hibernava. Hoje, sinto na pele, literalmente, o que a palavra significa. E o que mais adoro no processo é quando ele termina! Toronto inteira parece acordar do longo e tenebroso período de frio que atravessa, amuada, entre os meses de dezembro ao comecinho de maio. É impressionante o que um raio de sol é capaz de fazer no humor das pessoas e calendário cultural de uma cidade.

Na América do Norte, o verão começa no dia 21 de junho, mas as celebrações ao período mais quente do ano antecedem seu início oficial.

Em Toronto, um dos primeiros eventos para ser curtido do lado de fora é o Doors Open Toronto, que eu falei aqui, na semana passada. Milhares de pessoas foram às ruas no último sábado e domingo, para visitar as mais de 150 atrações no calendário do evento, curtir a música ao vivo que rolava no Yonge-Dundas Square, no coração de Toronto, ou mesmo para trabalhar no bronzeado e apagar o branco-neve da pele.

Entre os dias 11 a 20 de junho, será a vez do Luminato, eclético festival de arte que leva para as ruas, parques e espaços culturais da cidade dezenas de opções gratuitas e pagas de teatro, dança, música clássica e contemporânea, filmes, artes visuais, gastronomia, literatura e até mágica. O lema do festival é causar “encontros acidentais com a arte” durante os seus dez dias de duração.




Nessa quarta edição do festival, o tema escolhido para os seis primeiros dias foi
“Divas”. O show de abertura será dia 11 de junho, às 19 horas, ao ar livre e de graça, no Yonge-Dundas Square, com as nativas Sass Jordan e Melanie Fiona, uma das estrelas atuais do estilo R&B, com o hit “Give it to me right".

Sass Jordan. Foto: Divulgação Luminato

Melanie Fiona. Foto: Divulgação Luminato

Com uma agenda tão multicultural quanto a da própria cidade de Toronto, o Luminato deste ano oferece desde concertos de orquesta sinfônica a apresentações de Bollywood, peças de teatro com nomes consagrados, como o do ator e cineasta John Malkovich, em Confessions of a Serial Killer, a filmes e documentários sobre diversidade social e muita arte nas galerias e parques da cidade.

E como em qualquer boa festa que se preze, tem também, muita comida. O President's Choice® 1000 Tastes of Toronto™ encerrará o festival, com dois dias de degustação no Queen’s Park. Por cinco dólares, será possível experimentar iguarias de, praticamente, todas as partes do mundo. E não pense que vai ser coisa de barraca de pastel, não. Tem muito chef bom participando, como os aclamados Jamie Kennedy (à frente do Gilead Café & Bistro e Gardiner Cafe, no belíssimo Gardiner Museum) e Susur Lee, (restaurantes Lee e Madeline’s, em reforma, com reabertura prevista para junho).

Divulgação Luminato


Gilead Cafe & Bistro, do renomado chef Jamie Kennedy, participante do President's Choice® 1000 Tastes of Toronto™ Foto: Divulgação


Banquete para o corpo e para a alma!

LUMINATO, em Toronto, de 11 a 20 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário