25.5.10

Primeiro banheiro público pago de Toronto, update

Pois é, como eu prometi lá no meu primeiro post, eu fui conferir o tal do banheiro público pago que a empresa Astral Media acabou de implantar em Toronto, mais especificamente, na vizinhança do popular Harbourfront, entre as ruas Queen’s Quay e Rees. E aqui vai o resumo da ópera:
Discreto, ali na movimentada esquina, aquela caixinha blindada, mais para banheiro de avião aumentado, parece estar atraindo a atenção dos que passam. Fiquei por lá uns quinze minutos, observando o movimento. É engraçada a reação do povo, que pára, olha e faz os mais diversos comentários, entre “poxa, que legal”, a “que desperdício de dinheiro” e “tem que pagar pra usar?! Tô fora!”



Um imigrante que falava espanhol e estava na fila quando eu cheguei, parecia ser o responsável pelo bom andamento da procissão, porque foi logo perguntando: “Precisa muito ir ao banheiro? Porque, se precisar, só quero ver....” e apontou para o pessoal à nossa frente, com uma dúzia de crianças cada, todos da família e amigos dele.


Aliás, são as crianças as mais entusiasmadas com a novidade, com dedinhos ágeis, pondo à prova o painel de controle da cabine, que pisca verde quando livre e vermelho quando ocupado, com lugar para inserção de dinheiro e troco e descrições em inglês e francês.

Já na minha vez, que não demorou muito para chegar, contando que duas senhoras entraram junto com seus filhos pequenos (o lugar acomoda umas seis pessoas na boa), o que se vê é, como eu falei, uma réplica melhorada de banheiro de avião, com música ambiente e trocador de fraldas. Também com uma voz metálica, feminina, explicando, em inglês, o que esperar quando lá dentro. Tudo a um custo de 400 mil dólares por unidade (mas você só paga 25 centavos, don't worry!).


Cada usuário tem vinte minutos para usar a cabine, que dispara alarmes sonoros para lembrar do tempo restante antes que a porta se abra automaticamente. Depois disso, a cabine fica fechada por noventa segundos para higienização. Se fica limpo? Fica, mas ainda dá aquela sensação estranha de quando se usa banheiro público, sabe como é, né? Papel higiênico parece ter existido somente na inauguração, e olha que eu ainda brinquei sobre isso, lembram?

Mais dezenove banheiros iguais a esses serão instalados em Toronto, parte do contrato assinado entre a prefeitura e a Astral Media, que é responsável, também, pelos chamados street furniture da cidade: bancos, abrigos de pontos de ônibus, latas de lixos, entre outros.

Para aqueles em apuros no meio do jogging ou da caminhada, acredito que vá ser um grande alento. Só quero ver quanto tempo o pessoal vai aguentar na fila quando o inverno de -35 chegar...



TorontoHD/YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário