7.6.10

Case ou patine no City Hall de Toronto, ou faça os dois


Em Toronto, tudo que é protesto, festa, agito acontece ou no belíssimo parque na frente da Legislative Assembly of Ontario, o Queen’s Park, ou no quarteirão da Yonge-Dundas Square ou na frente da prefeitura, o City Hall, no espaço chamado Nathan Phillips Square. Ah, o pessoal também adora interditar avenidas e auto-estradas.

City Hall/Nathan Phillips Square

Eu adoro o pedaço do City Hall. No coração da muvuca, a passos do Yonge-Dundas Square (Times Square de canadense), do shopping Eaton Centre e das lojas descoladas da Queen Street West ficam os prédios da antiga prefeitura, construída entre 1889 a 1899, que foi substituída pela atual, logo ao lado, a quarta instalação da prefeitura na cidade. Inaugurada em 1965, deu o que falar por seu estilo arquitetônico controverso, com suas duas torres de alturas desiguais e de formato curvo, estendendo-se ao redor da rotunda onde funciona a Câmara Municipal, mais estranha que os predinhos tortos, com cara de caixa d’água ou disco voador, se me perguntarem...

City Hall

City Hall

Rotunda, City Hall

Rotunda, City Hall

Uma das entradas do Shopping Eaton Centre

Shopping Eaton Centre

Shopping Eaton Centre

É gostoso passear por lá, fazendo nada no verão, só tirando foto do maravilhoso contraponto do novo e do velho, do contemporâneo e da herança histórica. No inverno, então, nem te conto! A pista de patinação lota, e fica tudo coberto de branco; a neve caindo, o som rolando, uns dando show na pista, outros se espatifando, a neve branquinha virando lama, mas ninguém se importa; o negócio é mexer o corpo e tomar chocolate quente depois, no Starbucks mais próximo.

Nathan Phillips Square, lago que vira pista de patinação no inverno. Ao fundo, Old City Hall

Em Toronto, pode-se casar no cartório civil que fica dentro da prefeitura, então, é normal ver noivas de véu, grinalda e noivo em punho, em pose para a prosperidade, tendo como pano de fundo o maciço castelo de estilo vitoriano da ex-prefeitura. Dá uma bela de uma foto.

Old City Hall

Old City Hall

Dias atrás, a prefeitura reabriu o jardim suspenso que fica no topo da atual City Hall. Ótima sacada. Não que o jardim seja lá essas coisas, mas dá acesso a uma visão mais ampla dessa parte da cidade. Dá-lhe turista tirando foto e já estou imaginando as noivas subindo a rampa. Clic, clic, clic…

Old City Hall vista do jardim suspenso da atual prefeitura

Mais Old City Hall e mais jardim...

Achei uma graça essas florzinhas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário