24.6.10

Terremoto ou G20? O que anda abalando mais Toronto?

Como se já não bastasse o G20, o Toronto Jazz Festival, o Pride Week Toronto e o calor insuportável que está fazendo nessa cidade, ainda tivemos um terremotinho ontem...! Fala sério, o que mais? O Lula vai vir jantar na minha casa sem avisar?

Brincadeiras à parte, a terra tremeu em Ontário, Québec e em algumas partes dos Estados Unidos, mas muitos nem notaram, como essa que vos fala. Acho que tem tanta construção em Toronto que eu devo ter achado que os tremores foram causados pelos tratores e escavadeiras que disputavam as ruas comigo.

Mas, deixa a mãe natureza em paz. Hoje, vamos falar de outro fenônemo que está, este sim, virando Toronto de ponta-cabeça: o tal do G20. Ontem , eu fui buscar minha credencial para cobrir o evento e pude conferir, em primeira mão, o tal do centro de apoio à imprensa, no centro de convenções Direct Energy Centre, que vem dando mais o que falar do que dois tsunami juntos.

Já comentei, num post anterior, que o governo canadense está gastando o que tem e o que não tem para impressionar as delegações e a imprensa participantes das duas reuniões, G8 e G20, a primeira em Muskoka, e a segunda, em Toronto. Também falei do quanto foi gasto para pôr o centro de apoio em pé e o lago artificial que foi construído nas dependências do local, para aqueles desafortunados que não irão para Muskoka. Pois aqui está o que dois milhões de dólares (sendo 57 mil para o lago) podem fazer:

Lago artificial, com um projetor de imagens de Muskoka ao fundo, e sons de pássaros ao redor

É, é só isso mesmo. Um quadrado de mais ou menos uns 10 metros de largura e 20 centímetros de profundidade...A piadinha é que ainda bem que o lago não é muito fundo, porque periga o terremoto de ontem ter causado um tsunami nele...!

A foto abaixo é uma pilha criada com livros canadenses, e meu amigo, fotógrafo, Saul Porto, que clicou as fotos desse post:


Acho que eu gostei mais desse monte de livro empilhado do que o laguinho mixuruco do Harper

Abaixo, instalação de um movie theatre 4D. Queria ver o filme novo do Toy Story, mas eles só tinham um sobre Muskoka e Toronto...


Descobri que o quarto "D" é o que entra em contato físico com o expectador, como splashes de água, bolhas de sabão, neve artificial, rajada de vento, tudo em cima, do lado, de encontro à você. Muito legal, só não recomendo esse tipo de atração antes de um encontro com o namorado ou uma reunião de negócios.

Jornalista também precisa comer, certo? Mas parece que não sobrou muito dinheiro para contratar um buffet melhorzinho, ou será que sou eu que estou ficando mal acostumada?

O cardápio parecia promissor: lasanha, canelone, arroz basmati, frango com legumes, salada. Mas o sabor....

Eu tentei registrar a cena com o meu celular mas, perdão do trocadilho, a comida saiu feia na foto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário