29.6.10

Libretto, a pizzaria mais napolitana de Toronto



Que as resoluções tomadas durante as reuniões do G8 e do G20, em Muskoka e aqui em Toronto, nesse último final de semana, não acabem em pizza. Mas, se acabarem, que ao menos sejam as do restaurante Libretto.

Nos últimos dias, Toronto mais parecia uma cidade sitiada do que uma metrópole pronta para receber turistas. Com todas as principais atrações fechadas por causa da reunião do Grupo dos 20, bem no meio da cidade, no Metro Toronto Convention Centre, do ladinho da CN Tower, o jeito foi perambular pelos subúrbios mesmo que, para a sorte de quem é antenado e sabe onde fica os melhores points (como eu!), vivem um momento de ascensão. Tudo começou quando galerias de artes resolveram abandonar endereços mais cools da cidade, como Distillery, e fixaram moradia em ruas mais pacatas e residenciais, como a Ossington Street.

Como artista também precisa comer, bares e restaurantes vieram depois, como a pizzaria Libretto, uma preciosidade da vizinhança. Não se deixe enganar pelos ares de espelunca da fachada. O que se vê dentro é um ambiente moderninho, fresh, com paredes pintadas de verde-limão, mobília rústica e mesas-balcão coletivas, instigando uma puxada de papo com o vizinho ou uma paquerada com o gato (ou a gata) ao lado.




O menu é mais simples ainda, sem frango, alcachofras, pepperoni nem carne moída (por aqui, é comum pizza de carne moida) mas, nem por isso, sem criatividade, e sabor. Há muito molho de tomate, manjericão, queijos locais e linguiça feita por eles mesmos. E carne de pato, que não me apeteceu muito, por ser muito gordurosa, ou talvez porque eu não tenha paladar para o mimo.

Aliás, falando em tomates, eles não usam qualquer um, não. São usados os tomates de San Marzano, que fica ao pé da monte Vesúvio, em Nápoles. A mussa também não fica para trás, chamada de Fiore di Latte Mozzarella, e trazida fresca, diariamente, por comerciantes locais. Para a massa, apenas farinha 100% orgânica. Uma pizza não demora mais de 90 segundos para assar e saí de lá fininha e crocante, do jeito que o diabo gosta.

A minha favorita é a de arugula, com muito alho, oregano, presunto tipo parma prosciutto e queijo parmigiano-reggiano ralado….hum…deu fome!


O forno a lenha deles, sim, é que é chique, trazido especialmente da Itália e que funciona de acordo com as diretrizes do Vera Pizza Napoletana Association, lá de Napoles, claro, o berço da melhor pizza do mundo.

O restaurante se intitula o único em Toronto a ter o tal forno a lenha de acordo com as especificações da renomada associação (que tem o aval do governo italiano e da União Europeia, tá pensando o quê?) e que, portanto, pode gabar-se de fazer a “VERDADEIRA” pizza (estou meramente copiando o que vi no site). Quem tiver dúvidas, que venha conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário