23.8.10

BBB (bom, brega e barato) Honest Ed's em Toronto

Esse post é para o meu amigo Alexandre Sayar, que está indignado que eu não falo dele no meu blog. Vai também um pedido de desculpas, por não ter levado a mulher dele, Eliane, no Honest Ed’s, durante a visita dela ao Canadá, dias atrás. Ao invés, levamos o cartão de crédito dele para passear nas lojas chiquetérrimas de Yorkville e Yorkdale Mall...Sorry, Alê, deixa pra próxima, quando você estiver por perto para controlar os nossos gastos! By the way, espero que a tarja magnética do seu cartão ainda funcione...!

O fato é que eu nem lembrei dessa parte da cidade, tamanha a minha ansiedade em receber as minhas amigas e mostrá-las Toronto em cinco dias. Uma pena pois, além da loja Honest Ed’s em si, um marco da cidade e do trabalho do empresário Edward Mirvish, há também várias galerias, boutiques e cafés charmosos ao redor, como o Victory Café, na área conhecida como Mirvish Village.

Mirvish Village (foto: Mirvish Village BIA, divulgação)

Victory Café na Mirvish Village (foto: divulgação)

Ed Mirvish tem uma história pra lá de interessante. Filho de judeus lituanos, nasceu em Virgínia, em julho de 1914 e veio para Toronto, com sua família, em 1920. O pai montou um mercadinho na Dundas Street. Ed tinha quinze anos quando o pai morreu, e teve de largar os estudos para ajudar a sustentar a família. Mais tarde, montou uma lavanderia e trabalhou como comprador para o fundador da rede de supermercados Loblaws. Em 1948, abriu o empório Honest Ed’s, que ficaria famoso, rapidamente, pelos baixíssimos preços praticados. Também pelos slogans, decoração e marketing a la Chacrinha, tipo “Não desmaie de susto com nossos preços baixos; não há lugar para cair!” e distribuição de perus de graça no Natal. A fachada da loja não fica atrás em breguice: um quarteirão inteiro de loja, com gigantescos luminosos em vermelho, branco e amarelo, lembrando à chamadas de peças e estreias de filmes antigos. Tudo devidamente iluminado com milhares de lâmpadas de camarim redondas, perfeita entrada de circo.

Fila na entrada da loja Honest Ed's, 1960. City of Toronto Archives, Fonds 1257, Series 1057, Item 465.

Brega ou não, o império de Mirvish cresceu e se expandiu além povão. Em 1962, Mirvish adquiriu o Royal Alexandra Theatre, salvando o prédio histórico de 1907 e estilo edwardiano, da demolição, e transformando-o numa elegante casa de espetáculo, como é, até hoje. Mirvish também comprou e restaurou o Old Vic Theatre (vendido posteriormente) e financiou a obra do Princess of Wales Theatre, construído especialmente para receber a produção Miss Saigon, em 1993.

Sua companhia de produções foi quem trouxe peças da Broadway a Toronto, como O Rei Leão, Mamma Mia! e Hairspray.

Além disso, é também creditado a ele o ressurgimento do perímetro ao redor de sua loja, o quadrilátero das ruas Bathurst, Bloor, Lennox e Markham. Diz a lenda que Mirvish haveria comprado um bloco inteiro de casas na rua Markham com a intenção de construir um imenso estacionamento para a sua loja, mas a prefeitura deu pra trás com a autorização para a obra, alegando ser área residencial. Como bom homem de negócios, Mirvish não se deu de rogado. Inspirado pela ideia da mulher em usar uma das casas como estúdio de arte, renovou-as e as alugou para artistas e donos de galerias cansados de pagar altos aluguéis nas bandas da já cara Yorkville. Não demorou muito para charmosos cafés e restaurantes seguirem a trilha. Hoje, a rua Markham e imediações é conhecida como Mirvish Village, no coração da The Annex, point dos descolados de Toronto.

Mapa do quadrilátero das ruas Bathurst, Bloor, Lennox e Markham, no coração da Annex

Desde que completou 75 anos, Mirvish passou a celebrar seu aniversário com uma grande festa em sua loja, regada a descontos ainda mais arrasadores (como itens a 92 centavos na comemoração dos seus 92 anos, em 2006) e fartura de comida e entretenimento de graça.

Peru, bolo e arte de graça

Com sua morte, em 11 julho de 2007 (catorze dias antes de completar 93 anos), seus negócios passaram a ser tocados por seu único filho, David, que parece seguir os passos do pai. Em 2008, o empresário adquiriu os teatros Canon e Panasonic, em Toronto. Quanto a Honest Ed’s, ela continua de pé, assim como a tradição de dar peru e bolo de frutas de graça, a mais de 1 500 famílias, uma ou duas semanas após a Parada do Papai Noel, no final de cada novembro, exatamente como fazia, há mais de 25 anos, aquele outro bom velhinho.

Edward Mirvish, o "Honest Ed"

Honest Ed's

581 Bloor Street West
(416) 537.1574

Nenhum comentário:

Postar um comentário