30.7.10

A temperatura está esquentando em Toronto. Verão? Não, TIFF Fever

Ok, só porque eu falei, dias atrás, que o TIFF e o hotel Hazelton eram que nem unha e carne, Romeu & Julieta, goibada e queijo minas, Britney Spears e paparazzi, olha eu queimando a língua....o Hazelton não é mais o hotel oficial do festival! Que mancada! E eu deveria saber disso, uma vez que fui convidada para a coletiva de abertura do festival, onde? No Hyatt Regency, número 370 da King Street West, no coração do distrito do entretenimento, e colado ao Bell Lightbox, sede permanente do evento daqui pra frente.

Fui, cheguei atrasada, assisti a coletiva, peguei informações para vocês e saí de lá meio weird...senti falta do burburinho de Yorkville, acho....

Mas, vamo que vamo. Change is good, change is good, e eu tô louca pra ver o Bell Lightbox quando inaugurar. Passei por lá depois da coletiva e só o que pude ver foi tapume, bem elegante e criativo, por sinal, e gente trabalhando pra deixar o lugar pronto até setembro. Se curiosidade matasse....

Fachada do prédio Bell Lightbox, ainda under construction

O foco da coletiva de imprensa dessa semana foram as listas de galas e premieres, um warm-up da muvuca que vai ser durante os 11 dias de festival, com um dia a mais do que as edições anteriores. No quesito gala, serão 15 apresentações ao todo, mais 35 apresentações especiais, que incluem 25 premieres mundiais. Na lista, filmes de Robert Redford (The Conspirator), Emílio Estevez (The Way), com seu pai, Martin Sheen, como ator principal, e o diretor brasileiro Andrucha Waddington, com Lope, uma produção hispano-brasileira sobre a vida do dramaturgo Lope de Vega, com Selton Mello e Sonia Braga no elenco.


Trailer de Lope (YouTube)

Woody Allen é outro com aguardada premiere norte-americana no TIFF, com seu novo filme You Will Meet a Tall Dark Stranger. No elenco, Antonio Banderas,
Anthony Hopkins, Naomi Watts e a bela Freida Pinto, de Quem Quer Ser Um Milionário (Slumdog Millionaire). Combinação interessante e filme que promete, a ver pelo trailler.




TIFF
De 9 a 19 de setembro
Ingressos a venda

29.7.10

Ivete Sangalo levanta a poeira em Toronto

Sinal de que a comunidade brasileira em Toronto está crescendo e ficando importante: show da Ivete Sangalo fechando o mais movimentado cruzamento da cidade: o Yonge-Dundas Square, em plena segunda-feira, dia 6 de setembro próximo. Não, fala que a gente não tá com bola toda, fala?

O show faz parte do Brazilian Day Canada, dois dias de eventos em comemoração à independência brasileira, tendo por trás, a rede Globo e mídia brasileira em Toronto, como o jornal Brasil News, um dos mais antigos na comunidade.



Essa será a segunda edição do evento, que teve Luciano Huck como apresentador, no ano passado, e Carlinhos Brown e Elba Ramalho, como algumas das atrações. Foi legal, atraiu bastante gente (30 mil pessoas, nas contas dos organizadores, o que eu acho meio absurdo mas, não parei pra contar, então…) mas, o mais importante: acordou o pessoal para o tamanho da comunidade brasileira no Canadá. Hellooooo! Tanto que a duração do evento dobrou e o quilate das atrações, deu cambalhota exponencial.

A festa vai começar no dia 5 de setembro, com feijoada em espaço VIP, apresentações de capoeira, samba e música brasileira. Na segunda, será a vez de Ivete botar fogo no quadrilátero, que já avisou que o show vai ser “pra matar saudades”. O host, esse ano, será o Serginho Groisman. Se sobrar fôlego depois do arrastão-Ivete, ainda tem after-party no Hard Rock Café ao lado, com DJ’s brasileiros.

Pelo visto, não vai sobrar um grão de poeira em Toronto.

Alimento para o estômago e a alma no Nathan Philips Square

Um calor de rachar, meu ar-condicionado que resolve pifar e a piscina piscando pra mim: “Vem, vem, vem dar um mergulhinho. Um só, vai”. Não vou. Preciso trabalhar, tá pensando o quê?

Por falar em trabalhar, todas as quartas, durante o verão, têm feira livre no Nathan Phillips Square, que é aquele espaço na frente da prefeitura de Toronto, que eu já falei, aqui. Além de poder comprar frutas fresquinhas, mel, pães e deliciosos queijos canadenses, pode-se também curtir um sonzinho ao vivo, com bandas locais tocando por ali, entre 10 da manhã às duas da tarde, de graça.

Nathan Phillips Square


O paço municipal de Toronto fica pertinho do Shopping Eaton Centre e do Yonge-Dundas Square, com várias estações de metrô por perto, como a Queen e a Osgoode


Nada melhor do que essas tais de berries fresquinhas, misturadas com iogurte ou no cereal. Humm....assim fica fácil comer saudável. Senão, caipirinha de vodka com frutas vermelhas também é o que há!


E que tal uma apple pie, bem ao estilo de desenho animado americano?

Às quintas, restaurantes locais oferecem amostras de suas comidas, que vai de mini burgers a comida tailandesa, a convidativos 5 dólares, ou menos, cada. A música continua rolando solta, com muito blues e jazz no repertório. Ótimo para quem estiver com preguiça de preparar o marmitão (pois é, por aqui, não tem essa de ticket-refeição, não, viu? É todo mundo marmiteiro. O que difere é o tamanho do ovo, se ele é orgânico ou não, ou se foi comprado no NoFrills ou no chiquetérrimo Whole Foods!)

Fresh Wednesdays
Tasty Thursdays

26.7.10

Liquidação de diárias dos hotéis Delta no Canadá

Vamos dizer que você só está de passagem por Toronto, precisa de um hotel pertinho do aeroporto, vapt-vupt, coisa rápida. Ou, vai ficar um pouco mais na cidade, e quer ficar no meio de tudo, tem filhos e seu negócio é mesmo hotel com cara de hotel. Talvez, nem uma coisa, nem outra, você veio me visitar! Isso mesmo, vai ficar em Markham, outskirts chiquetérrimo de Toronto, dá licença, porque dizer subúrbio, minha filha, é muito feio!

Seja qual for o motivo, aproveite a promoção da rede de hotéis Delta, com cinco hotéis na cidade, com diárias desde $87 para fins de semana, para estadias até o dia 6 de setembro (oferta válida para outras cidades no Canadá, mais informações e como reservar no site TravelZoo, link da promoção, código TZC, aqui).

Com jeitão de hotel tradicional, cada localidade em Toronto tem um atrativo conectando o hotel à vizinhança. Claro que o Toronto Aiport Hotel, em Mississauga, que fica há dez minutos do aeroporto internacional de Toronto, o Pearson, tem traslado gratuito para o aeroporto, 24 horas por dia. Mas também tem piscina aquecida e sala de ginástica que nunca fecha. Não dá mais pra culpar o hotel por não ter malhado....



Já o Delta Chelsea fica no centro de Toronto e tem pacotes que combinam ingressos para espetáculos, passeios e tours. Assim como toda a rede Delta, é family-friendly, oferecendo piscinas com tobogãs para a criançada e estadia de graça para menores de 18 anos que ficarem no mesmo quarto que os pais.



Tem também o Chelsea Beach, uma “praia” particular no Toronto Island, que é uma ilha (como o nome já diz) no lago Ontário, que margeia Toronto, acessível de balsa da marina da cidade, na região do Harbourfront. O hotel oferece traslado, a uma taxa nominal, mais área exclusiva, com segurança e salva-vidas. Estando em Toronto, vale a pena dar um pulinho na ilha, que é linda de morrer, com parquinho para a criançada, muito verde, trilhas e uma vista maravilhosa de Toronto. Um oásis de tranquilidade, sem querer forçar no jargão.

Agora, sobre o Delta Markham, esse ainda não tem traslado para a minha casa, sorry....

Hotéis Delta, www.deltahotels.com

20.7.10

Sinta-se uma realeza a preço de plebeu no Fairmont Royal York Hotel Toronto

Para quem quiser se sentir realeza sem estourar as contas do tesouro, o classudo Fairmont Royal York Hotel está oferecendo o pacote Much More Toronto, que começou no final de junho e vai até 6 de setembro de 2010.


Funciona assim: ao fazer uma reserva de um quarto Fairmont, com a ótima diária promocional de CAD$159, recebe-se um livrinho de cupons com desconto para 20 atrações em Toronto, de casas de espetáculos a tours in Niagara Falls.


Por esse preço de diária, nem precisava de cupom-desconto. Só a experiência do serviço impecável e da cama macia, com os lençóis mais maravilhosos da rede hoteleira de Toronto já valem. Sem contar certos mimos reais, como serviço cortesia de engraxate (quem ainda faz isso?!), bilhetinho debaixo da porta dizendo a temperatura do dia seguinte, mel produzido na cobertura do hotel (posso chamar esse serviço de personal bee?!), e conexão com o sistema subterrâneo de lojas e acesso a transporte público, em caso de a princesa não querer arruinar a chapinha....

Uma das entradas do hotel, com acesso ao grandioso lobby...

...com o relógio ao centro, original desde a abertura do hotel, em 1929, assim como o elevador, com um riquíssimo trabalho de marcenaria

Com 1 365 quartos, o Royal York é um marco de luxo da cidade desde sua inauguração, em 1929, de frente para o não menos histórico e importante marco, Union Station. Agora, nem adianta pedir a Suite Real, que não entra na promoção e é reservada para a família real britânica, como aconteceu recentemente com a visita da rainha Elizabeth a Toronto (e para qualquer um que tiver CAD$ 2 000 por noite para desembolsar).

Retrato da Rainha Elizabeth no lobby do hotel. Será que eles vão atualizar a foto depois dessa última visita dela a Toronto? Vai lá e me conta!

No lower level do hotel, que dá acesso ao sistema subterrâneo de lojas, painel com o "currículo" dos hotéis Fairmont sobre a utilização deles como cenário para filmes de Hollywood.


Relação de descontos, pacote Much More Toronto
- DanCap - Save up to 20% percent on tickets to JERSEY BOYS, Miss Saigon, South Pacific
- Royal Ontario Museum – 20% percent off ROM General Admission
- Hippo Tours – 10% percent discount on all fares
- Ontario Science Centre – 20% percent off general admission
- Casa Loma – 20% percent off admission
- CN Tower – 20% percent off any ticket package (Excluding CityPass and Premier)
- Ontario Place - $5 off the all day pass
- Steam Whistle - 2 for 1 Brewery Tour
- Medieval Times Dinner & Tournament – 25% percent off general admission
- Toronto Tours LTD – Buy One Get One Free / Step On / Step Off City Tour
- Niagara Tours – 25% percent off Niagara Falls Deluxe Tour
- Elizabeth Milan Spa – 10% percent discount on retail products and services
- EPIC Lounge - With any Lunch Entree ordered, receive a complimentary dessert
- Benihana - A complimentary Tempura Appetizer
- Library Bar - Add a free bowl of soup when you order sandwich lunch
- Mia Dolce Vita – 20% percent off all regular priced merchandise
- Balzac Fine Arts – 10% percent off Inuit Art
- Piper's Gastropub - With any Entree ordered, receive a free dessert
- Raindrops – 20% percent off all regular priced items
- The Fairmont Store – 20% percent off all regular priced items


Fairmont Royal York Hotel, 100 Front Street West, (1 416) 368 2511 ou 1 800 441 1414

19.7.10

TIFF e Hazelton, inseparáveis como queijo e goiabada

Eu sei que ainda estamos em julho e ainda tem muito sol pela frente até setembro e o TIFF (festival internacional de cinema de Toronto) chegarem, mas não consigo deixar de fazer alusão ao festival cada vez que falo do hotel Hazelton. Parece que um anda do ladinho do outro, coexistem, se completam, que nem Romeu e Julieta, seja o par romântico ou a sobremesa brasileira, combinação de queijo com goiabada.



Piscina aquecida revestida de mosaico italiano: ilusão de ótica de diferença de profundidade

Tive que ir até lá dias atrás, e rever aquele luxo todo, os banheiros revestidos de mármore negro brasileiro, os detalhes tão bem pensados e tão massivamente copiados por outros hotéis, como TV acoplada no espelho do banheiro e tratar cada cliente pelo nome (além de corredores com portas que se fecham para formarem lobbies particulares).

Banheira profunda, separada do chuveiro, com ducha rainfall

E a TV de tela LCD encaixadinha no espelho do banheiro. Pequeno mimo junto com produtos de toalete L'Occitane

Não esqueça de que o Hazelton foi o primeiro hotel cinco estrelas de Toronto e parece não estar nem aí para a concorrência, que anda crescendo e aparecendo, com hotéis como o Ritz-Carlton e Shangri-la chegando. Mas, eles não têm a localização privilegiada que o Hazelton tem – no coração do exclusivíssimo bairro de Yorkville – e nem o pátio mais disputado do lugar, com o restaurante queridinho das celebridades daqui e de LA, o ONE.

Painel de controle digital nos quartos, das luzes a abertura das cortinas, passando pela entrada das camareiras . Adeus bagulhinho pendurado na porta DO NOT DISTURB

TV tela plana de 42' polegadas em todos os 77 quartos

O pátio com mais celebridade por metro quadrado em época de TIFF


E ainda tem Cavalli e Giorgio Armani com 70% de desconto? Me belisque!

Por isso meu entusiasmo. Não vejo a hora de pegar minha credencial para o TIFF e aguardar, ansiosa, a lista de premieres e parties do Hazelton.

As 25 poltronas de cinema mais exclusivas de Toronto, revestidas de couro mohair e em ambiente onde celular não pega. Duvido.




Já pensou eu assistindo um filminho do ladinho do Bradley Cooper ou dividindo pipoca com o Leonardo DiCaprio? Ok, ok, eu sei que isso é pedir demais.. Eles não admitem pipoca dentro do cinema do Hazelton.


118 Yorkville Avenue, tel. (1 416) 963 6300
Diárias a partir de CAD$ 495 para Superior Room (CAD$ 875 em época de TIFF)

16.7.10

Barchef, em Toronto: bar especializado em mixologia molecular



Por Alexandra Forbes, colaboração especial



Já ouviram falar do que se chama aqui na América do Norte de market-fresh mixology?

É quando o barman incorpora aos drinques ingredientes geralmente ligados à cozinha. Vale tudo: caldo de carne, purê de frutas, sais aromatizados, ostra, salsão, pepino, manjericão, ovo, chá, etc.

Em São Paulo, quem segue bem essa onda é o  Sub Astor, que faz um martini, por exemplo, que leva purê de melancia e gengibre – sendo que a melancia o mixologista busca na frutaria ali perto quase diariamente.

No Black Hoof, um restozinho hype em Toronto, a mixologista Jen Agg faz um drinque chamado Basil Fawlty que leva gim, manjericão, suco de limão e flor de laranjeira.


O mais curioso, pra mim, foi notar que os mesmos mixologistas que acordam cedo pra ir à feira e fazem seus purês de frutas na hora, no pilão, e que gostam de brincar com ervas e sementes e pimentas em seus coquetéis estão também explorando, cada vez mais, os limites da coquetelaria. Brincando com texturas. Fazendo gelatina com vódca, botando gergelim na borda do copo, pulverizando frutas e pimentas. Estão, em suma, botando um pezinho na mixologia molecular – que, basicamente, aplica várias das técnicas desenvolvidas pelo chef Ferran Adrià e sua patota à coquetelaria. Inclusive as tão controvertidas espumas.

Vejam que bacana carta de drinques do Barchef – cujo terceiro capítulo chama-se, justamente, molecular. O Barchef fica em Toronto, e, não por coincidência, pertence ao maior fera da mixologia molecular no Canadá, Frankie Solarik.





Bar Chef: Rua Queen West, 472, tel. 416-868-4800

9.7.10

Toronto, não se zangue, estou te trocando por Montreal

Nos próximos três dias acho que vou mudar o nome do blog, de Toronto Para Insiders, para Montreal para Insiders. Meus companheiros Iberê e Alexandra que me desculpem, mas estou entrando no território deles e espero voltar, na segunda-feira, cheia de coisa boa pra contar.

Esse post está sendo escrito no caminho para Montreal, enquanto eu estou no trem que partiu de Toronto às 9h30 da manhã, com chegada prevista em Montreal por perto das 3 da tarde. Se a viagem, em primeira classe, Via Rail, excuse me, está sendo pra lá de chata, imaginem, o motivo que me leva à Montreal, então, não vou nem contar pra vocês não chorarem…ok, conto: preciso pesquisar, ver de perto, vivenciar, witness, os melhores hotéis, restaurantes, lojas e baladas da cidade, que serão repassados, fielmente, à vocês, na minha matéria para a Elle Brasil, edição de setembro. Portanto, não percam.

Parênteses: estou totalmente enjoada com o balanço do trem, que é pior do que muita turbulência que eu já peguei. As letrinhas parecem que vão cair do computador! Segura!

Por esse motivo, serei breve no texto, mas prometo voltar assim que o planeta Terra parar de chacoalhar.

Abaixo, fotos do trem Toronto-Montreal, paisagem nublada (o cenário não é lá essas coisas, tenho que admitir, mas ouço dizer muito bem do trecho para frente de Montreal, em direção à Quebec. Quem sabe, minha próxima aventura):


Pela fila, parece que ir de trem a Montreal é um dos meios de transporte preferidos por aqui...

Dentro, o vagão me decepcionou um pouco, lembrando a avião e ônibus rodoviários velhos. Mas confortável, ideal para colocar o sono em dia. Eu ia dizer: excelente para colocar a leitura em dia mas, com esse treme-treme todo, resolvi mudar o texto.

Uma das diferenças da primeira classe com a econômica é que as poltronas inclinam muito mais

As mesinhas são acopladas no seu próprio assento, e não do da frente. Faltou uma televisãozinha...ou é pedir muito?


Assentos com mesinhas para jogos (acima, à direita)

Lucky day, sentei bem na saída de emergênica: mais espaço para as pernas, como em avião?
A chuva, que vem descendo solta desde manhã, dá uma trégua para eu registrar os montes de feno simpáticos

Cenas clássicas de viagem de trem: o cemitério...

...a igreja, e que igreja

Primeira parada: Oshawa, a pouco mais de meia hora de viagem. Olha a cara do tempo...Eu já te contei que tenho uma nuvem particular, carregadinha de chuva? Pois é...

Um café como recepção. À direita, os copinhos miniatura de creme e leite, tão típicos por esses lados. Dá vontade de colecionar!

Tudo escrito em inglês e francês. Politicamente correto. Merci

O que mais se faz nessa viagem é comer. No menu - dividido por aperitivo, entrada e sobremesa - terrine trufado com chutney de figo e baguete, lasanha de cogumelo Porcini, truta com purê de batata e frango ao maple com batata doce. Sobremesa: bolo de maçã com caramelo. Eu fui de lasanha, all the way, baby!





Como se não bastasse, um copinhos de chocolate para arrematar. Um não, dois.

Banheiro do vaguão. Durante essa nossa convivência, você vai perceber que eu tenho uma coisa por banheiros...não liga, não.

Algo no formato desse vaso sanitário me intrigou...

Mais paisaginha bucólica, sem chuva


Quase lá! Estou tão ansiosa que o meu DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) está atacado! Merci beaucoup mon amour! Oui, oui, oui!