27.9.10

Conheça Toronto de graça com a TAP

Coisa boa a gente tem que divulgar, não é mesmo?

Mas confesso que quando me encontrei com Kathy, tive lá minhas dúvidas se ela ia dar conta da missão que nos esperava. No final, paguei a língua. Quem quase não aguentou fui eu.

Kathy é uma das muitas voluntárias do projeto TAP – Toronto Ambassador Program. Criado e mantido pela prefeitura de Toronto, é um fantástico programa de visitas guiadas à cidade, inteiramente gratuito, que muita gente não sabe que existe.



Eu mesma fiquei sabendo por meio do Toronto Tourism Association, quando pesquisava sobre Toronto para o guia Viagem Canadá. Além de lugares descolados, precisava saber também um pouco mais da história da cidade, de seus prédios, seu povo, como chegamos até aqui.

A fusão entre o novo e o velho, em Toronto, é o que faz a cidade ser o charme que é/Old City Hall (antiga prefeitura)

Kathy, uma distinta e elegante senhora de cabelos brancos e olhos de um azul intenso, foi designada para me acompanhar devido ao seu vasto conhecimento dos detalhes históricos e arquitetonicos da cidade. De aparência frágil, achei que não fosse aguentar andar por horas a fio. Não podia estar mais enganada. Kathy não só estava intelectualmente preparadésima para despejar em mim uma verdadeira aula de história sobre Toronto, como fisicamente em forma, tendo sido, por anos, voluntária da Cruz Vermelha, especializada em primeiros socorros em casos de desastres da natureza. Preciso falar que estava em boas mãos?

Minha atlética, inteligente e elegante guia, Kathy


Minha guia falava em inglês, mas o programa conta com voluntários em diversas linguas, de cantonês a tailandês, português, Punjabi, hindu.


Olhe para sua cidade com olhos de turista, mesmo que você tenha nascido nela. Você irá se surpreender


Estenda seu olhar para diferentes ângulos: olhe para cima, para baixo, mais perto, bem de longe, e descubra a graça escondida no caminho de todo dia/Prefeitura de Toronto

As visitas são customizadas de acordo com a preferência do visitante, como a minha, focada no aspecto histórico e estético da cidade. Dentre as opções, estão arte, ciclismo, música, natureza, esculturas.

Todos esses detalhes e outros são levados em consideração no formulário de requisição dos serviços da TAP, disponível no website da prefeitura.

Os tours podem durar de duas a quatro horas, são gratuitos, feitos à pé e usando-se transporte público. Disponível durante o ano todo (mas eu não aconselho fazê-lo no inverno, por motivos óbvios), acomoda até seis pessoas por tour. Uma das únicas restrições é que não pode ser marcado no primeiro dia do visitante à cidade, em caso de algum atraso na chegada. Pede-se também que o pedido seja feito, ao menos, com uma semana de antecendência à data desejada.




A experiência de Kathy me salvou, em todos os aspectos: desde informações preciosas sobre a cidade e acesso a lugares que eu nem cogitaria em ir, à sacolinha extra para acomodar a papelada que ela me forneceu e que eu ia juntando aqui e ali, dividir a sombrinha comigo (já que eu perdi a minha no ônibus), lenço de papel, água….

Acho que mesmo com toda a vivência de Kathy, ela ainda não havia se deparado com nada parecido a esse fenômeno da natureza chamado Alessandra Cayley!

Um comentário: