18.9.10

Cidadã do mundo


2h30 da manhã

Os dois maiores problemas em ter um ciclo cicardiano alterado, como o meu, são:
- a cara de zumbi que você fica durante todo o dia, tentando parecer que teve uma noite ótima de sono
- a dificuldade em manter contato com pessoas que não morem pra lá do meridiano de Greenwich...

Aventura do dia (ou, da madrugada): estudando para o meu teste de cidadania, que será realizado às 16 horas do dia 21 de setembro do ano de 2010, no município de Mississauga, situado na província de Ontário, cujo país é o Canadá.....zzzzzzzzz...que sono que dá. Legal, acabei de descobrir como acabar com a minha insônia!

Antes que você pergunte, vou explicar o por quê do tal do teste: estou no Canadá há mais de sete anos. Cheguei aqui em 2003, fiquei um tempo com visto de turista, indo e voltando para o Brasil a cada seis meses, um ano. Daí, conheci um canadense bonitão, que conquistou meu coração (sorri, não resisti fazer riminha...!).

Para que eu ficasse de vez - e legal - no país (já que eu não consegui convencer meu gringo a morar no Brasil...), nós nos casamos e ele entrou com um processo de tutela por essa pessoa que vos escreve (que fofo...), o que durou uns dois anos, até que o governo canadense me concedesse o visto permanente de estadia no país, que é o que eu tenho até hoje.

Porém, para ter passaporte canadense, poder votar, ter direito à aposentadoria e outros balacubacos daqui, eu preciso ser cidadã; e a cidadania só é dada ao residente que permanecer em solo canadense por 1 095 dias ou, três anos.

Aí, você pergunta: mas já não fazem sete anos que você está aí? Yeah, meu camaradinha, mas a lei só conta os dias DENTRO do Canadá, EM solo canadense, portanto: foi passar férias no Brasil por dois meses? Menos 60 dias na contagem. Fugiu do inverno canadense em Cuba? Menos sete dias na conta. Foi gastar uns dólares americanos em Nova York? Mais uns dias contra. E assim vai, entendeu?

Quando, finalmente, você atinge os tais dos três anos, já está pronto para dar entrada no processo de cidadania, que demora cerca de um ano e meio para ficar pronto! Não é ótimo?!

Daí, quando você já nem lembrava mais do assunto, vem uma cartilha Caminho Suave na sua casa, com umas 60 páginas de tópicos que poderão cair no teste tipo vestibular, que vai demorar mais uns seis meses para ser marcado.

Espero que caia essa pergunta: "Quais as cores da bandeira do Canadá?"

Nunca sei se a Elizabeth atual é a primeira ou a segunda...mas aprendi que a tataravó dela foi a grande rainha Vitoria. Conta como meio certo?

Claro que você vai jogar o bagulho num canto e só vai lembrar que tem que estudar ao receber a carta-convocação para o teste, emitida mais ou menos uns dez dias antes da data. Contando que você achou a bendita da apostila, ainda irá protelar, achando que sabe o suficiente. Será somente o medo de não passar e virar piada dos amigos e família o que fará você sentar e encarar o monstro, lá pro final de semana antes do teste, e depois de ter assistido um DVD, comido uma pizza, tomado um vinhozinho....

2 comentários:

  1. Emilia,
    vc.pulou algumas fases antes de conhecer seu maridão não é mesmo???
    /Ale

    ResponderExcluir
  2. Ale, as melhores partes eu deixei para o meu livro. Mas nao vou esquecer de citar os amigos...Stay tuned! :)

    ResponderExcluir